O seu caminho para a telemonitorização na insuficiência cardíaca

Desde 2022, os consultórios de cardiologia podem faturar a telemonitorização na insuficiência cardíaca - estão disponíveis itens da tabela de preços (GOP) para este efeito na escala de avaliação uniforme (EBM). Vamos mostrar-lhe como pode cumprir os requisitos, receber uma remuneração extra-orçamental e oferecer aos seus doentes com IC cuidados modernos de uma forma simples.

Com a telemonitorização da insuficiência cardíaca, um novo serviço de telemedicina no domínio da cardiologia pode ser facturado na Alemanha desde janeiro de 2022. Os doentes e os cardiologistas beneficiarão igualmente deste facto. 

Qual é o benefício da telemonitorização na insuficiência cardíaca?

Doente:interior A telemonitorização assegura-lhe uma assistência médica sem descontinuidades. As decisões terapêuticas podem também ser tomadas com base em dados mais fiáveis.

Cardiologista:no interior Com a telemonitorização, pode oferecer aos seus doentes um tratamento moderno, na vanguarda do desenvolvimento técnico. Além disso, abre-lhe novas possibilidades de faturação extra-orçamental.

Para os consultórios de cardiologia, vale a pena não adiar mais o assunto e começar com a telemonitorização cardíaca. Calcule agora os seus potenciais ganhos adicionais com o nosso Calculadora de indemnizações.

Deve cumprir os seguintes requisitos

Para poder oferecer telemonitorização na insuficiência cardíaca como prática de cardiologia, precisa de 3 coisas:

  1. uma acreditação como centro de telemedicina (TMZ)
  2. um software de telemonitorização
  3. Dispositivos de medição externos para os pacientes

1. acreditação como centro de telemedicina (TMZ)

Na telemonitorização, os dados de saúde dos doentes são medidos por aparelhos de medição e depois transmitidos a um centro de telemedicina (TMZ). Como cardiologista, pode assumir as tarefas do TMZ se tiver sido certificado como TMZ pela sua Associação de Médicos do Seguro de Doença (KV). Isto tem a vantagem para si de poder pagar as tarefas assumidas através dos novos GOPs na escala de avaliação uniforme (Einheitlicher Bewertungsmaßstab). fatura extra-orçamental pode.

No âmbito da certificação, os cardiologistas devem comprovar determinados requisitos profissionais e técnicos perante o KV.

Requisitos para ser admitido como TMZ:

1. Especialista licenciado em medicina interna e cardiologia

2. Participação em cuidados médicos acreditados pelo SHI ou trabalho numa MVZ acreditada pelo SHI (de acordo com o § 95 SGB V)

3. Aprovação de acordo com o Acordo de Garantia de Qualidade (Acordo de GQ) Controlo de Implantes Rítmicos

4. Prova de conformidade com os requisitos para o equipamento técnico de acordo com o Acordo de Garantia de Qualidade sobre Telemonitorização na Insuficiência Cardíaca (§5)

As tarefas mais importantes de um centro de telemedicina:

  • O teste de aptidão dos doentes para a telemonitorização no que diz respeito aos requisitos médicos no início do tratamento.
  • Fornecimento e manutenção das infra-estruturas técnicas
  • orientar os doentes na utilização do software e da tecnologia necessários
  • o acompanhamento digital e a avaliação profissional dos dados de saúde recebidos

Com o nosso Software de telemonitorização SaniQ Você cumpre todos os requisitos técnicos, regulamentares e de proteção de dados e também recebe assistência com a aprovação TMZ e apoio abrangente na criação e manutenção da infraestrutura técnica.

SaniQ Plattform Herzinsuffizienz Monitoring

„Telemonitoring mit SaniQ ist wie ein Schutzschirm für die Patienten.“

Ralph Rüdelstein, MD

Chefarzt der Abteilung Innere Medizin
am St. Nikolaus Stiftshospital in Andernach

Dr.-Ruedelstein

3 Fragen an Dr. med. Ralph Rüdelstein

Digitales Telemonitoring bei Herzinsuffizienz ist seit etwa 3 Jahren Teil der Regelversorgung. Wir fragen Dr. med. Ralph Rüdelstein, Chefarzt der Abteilung Innere Medizin am St. Nikolaus Stiftshospital in Andernach, wie es in der Praxis läuft.

Dr. med. Rüdelstein:

Durch das Telemonitoring von Patienten mit Herzinsuffizienz können wir Komplikationen viel früher erkennen und die Medikamente entsprechend anpassen bzw. höher dosieren. So erhalten wir wichtige Informationen, die uns helfen, z.B. kardiale Dekompensationen zu verhindern und Risikopatienten besser zu versorgen.

Dr. med. Rüdelstein: Für die angebundenen Patienten ist das Telemonitoring eine Art Schutzschirm: Sie können sich im Alltag darauf verlassen, dass wir bei auffälligen Werten direkt medizinisch angemessen intervenieren können. Das schafft Sicherheit und davon profitieren diese Patienten!

sehr gut angenommen – das sehen wir anhand der Daten und das war auch das Feedback, das wir von den Patient:innen bekommen haben. 

Aus behandelnder Perspektive sehen wir, dass wir über die einfache digitale Kommunikation mit den Patient:innen im Chat viele Anfragen zeitnah und bedarfsgerecht klären können, ohne dass persönliche Termine notwendig werden. Trotzdem gilt natürlich, dass die App den persönlichen Kontakt nicht ersetzen sondern ergänzen soll.

In medizinischer Hinsicht ist es unser Ziel, mithilfe von MyaLink die Patient:innen vor der Intensivstation zu retten, indem wir Verschlechterungen schnell erkennen und rechtzeitig intervenieren. Das Telemonitoring von Vitalwerten wie Puls, Forcierte Vitalkapazität und Atemfrequenz bietet dafür optimale Voraussetzungen.

Dr. med. Rüdelstein: Wir kommen mit der Telemonitoring-Plattform SaniQ sehr gut zurecht. Der große Vorteil beim Telemonitoring ist, dass ich mir selbst einteilen kann, wann ich in die Plattform schaue – es ist nur wichtig, dass ich (oder eine Mitarbeiterin) einmal am Tag die Zeit dafür finde – und die finde ich!

Dr. med. Stein: Die Idee ist bei der Arbeit in der Spezialambulanz der Charité Berlin entstanden. Viele unserer Myasthenie-Patient:innen – die zum Teil mehrere 100 km Anfahrt in Kauf nehmen, um zu uns zu kommen – haben uns immer wieder berichtet, dass sie in ihrer Heimat keinen wirklichen Ansprechpartner für ihre Erkrankung haben. Gleichzeitig haben wir von ärztlicher Seite gar nicht die Kapazitäten, um den Bedarf seitens der Patient:innen zu decken. Wartezeiten auf einen Termin von mehreren Monaten sind die Regel.

Angesichts dieser Versorgungslücke haben wir uns gesagt: Das können wir besser machen! Wir glauben, dass jeder Mensch mit einer Seltenen Erkrankung Zugang zu einem Spezialisten haben sollte!

Dr. med. Stein:

Gerade werten wir eine Pilotstudie aus, die wir mit 45 Patient:innen von 23 bis 83 Jahren durchgeführt haben. Die Anwendung der Patienten-App wurde tatsächlich von allen Altersgruppen durchweg sehr gut angenommen – das sehen wir anhand der Daten und das war auch das Feedback, das wir von den Patient:innen bekommen haben. 

Aus behandelnder Perspektive sehen wir, dass wir über die einfache digitale Kommunikation mit den Patient:innen im Chat viele Anfragen zeitnah und bedarfsgerecht klären können, ohne dass persönliche Termine notwendig werden. Trotzdem gilt natürlich, dass die App den persönlichen Kontakt nicht ersetzen sondern ergänzen soll.

Und in medizinischer Hinsicht konnten wir viele Patient:innen vor der Intensivstation retten, weil wir dank des Telemonitorings Verschlechterungen erkennen und rechtzeitig intervenieren können. Das schont Intensivkapazitäten und spart Geld!

Dr. med. Stein: Wir betreten mit einer telemedizinischen Anwendung wie MyaLink gewissermaßen Neuland im Bereich der Seltenen Erkrankungen. Uns war es dabei wichtig, dass MyaLink bestmöglich nach den Bedürfnissen der Patient:innen ausgerichtet ist. Da ist es wichtig, dass wir einen starken Partner an der Seite haben, mit dem wir sehr eng und vertrauensvoll zusammenarbeiten können.  Die technische Unterstützung durch Qurasoft ist für uns an dieser Stelle einfach Gold wert, weil natürlich extrem viel Expertise und einfach auch Erfahrung in den Bereichen IT, Entwicklung, Regulatorik usw. vorhanden ist. Das ist für uns die perfekte Ergänzung zu unserer klinischen Expertise im Bereich der Seltenen Erkrankungen.

2. software de telemonitorização

Para a telemonitorização, necessita de um software com o qual os dados de saúde do doente podem ser registados centralmente e através do qual você, como cardiologista responsável, pode monitorizar e cuidar do doente. O software é, portanto, o O coração dos cuidados telemédicos. O software é também utilizado para armazenar os dados pessoais e de saúde recolhidos.

O acordo QS "Telemonitorização na insuficiência cardíaca" define, entre outras coisas, o seguinte Requisitos para o software de telemonitorização listados:

  • Conformidade com os requisitos de proteção de dados
  • Adequação para a transmissão diária de dados completos
  • Adequação para definir valores-limite específicos para cada doente e para emitir avisos quando os valores-limite são excedidos ou não são atingidos

Herzinsuffizienz-Monitoring.

Endlich leicht gemacht mit SaniQ HERZ

Digitales Herzinsuffizienz-Monitoring.

Endlich leicht gemacht mit SaniQ HERZ

3. aparelhos de medição externos para os pacientes

No contexto da telemonitorização da insuficiência cardíaca, são utilizados dispositivos de medição externos para 3 Sinais vitais registado:

  • Peso corporal
  • batimento cardíaco elétrico
  • Pressão sanguínea

Dafür erhalten die Patient:innen jeweils ein  EKG, ein Blutdruckmessgerät und eine Körperwaage. Nach der QS-Vereinbarung „Telemonitoring bei Herzinsuffizienz“ müssen die Geräte u.a.

  • ser adequado para ser utilizado por doentes
  • ser compatível com o dispositivo de transmissão e o software de telemonitorização
  • corresponder ao estado da técnica (aparelho de ECG)

Wenn Sie sich für SaniQ als Ihren Software-Anbieter entscheiden, erhalten Sie von uns moderne Messgeräte zur Weitergabe an Ihre Patient:innen, die die medizinischen Voraussetzungen erfüllen.

Medizinische Voraussetzungen der Patient:innen:

Para a telemonitorização na insuficiência cardíaca, os doentes devem preencher os seguintes critérios:

  • NYHA II ou NYHA III com uma fracção de ejecção < 40%
  • O doente tem um dispositivo cardíaco implantado (CDI, CRT-P, CRT-D) ou foi hospitalizado por descompensação cardíaca nos últimos 12 meses.
  • Paciente:in é tratado de acordo com as directrizes
  • O paciente é cognitiva, física e tecnicamente capaz de participar na telemonitorização.

 

Fontes:

Kassenärztliche Bundesvereinigung & GKV-Spitzenverband: Acordo de Garantia de Qualidade Telemonitorização na Insuficiência Cardíaca. 2022. 

Estes artigos poderão ser do seu interesse:

pt_PTPortuguês